INSTITUCIONAL


O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, é uma entidade de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n° 08.097.314/0001-66, com sede na rua Brusque, nº 241, Centro, no município de Itajaí-SC, com registro no Conselho Municipal da Criança e Adolescente – COMDICA sob o n° 07/2014, instituída como Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 4930, de 02 de Outubro de 2007, Utilidade Pública Estadual, pela Lei nº 15.125 de 19 de Janeiro de 2010, Utilidade Pública Federal pela Portaria nº 184, de 31 de Março de 2015 e considerada apta para a realização de atividades educacionais segundo o Parecer n° 013/2015 emitido pelo Conselho Municipal de Educação – COMED.

NOSSA MISSÃO

“Implantar, difundir e desenvolver a Educação Condutiva, como proposta de atendimento especializado às pessoas com alterações neuromotoras, para alcançar a maior funcionalidade possível das pessoas que sofreram lesão cerebral, de forma a adquirir bem-estar e qualidade de vida, a ter acesso à atividade de estudo ou trabalho e, principalmente, a obter a máxima independência pessoal e social”.

NOSSOS OBJETIVOS

• Atender crianças e adolescentes através dos programas de Educação Condutiva;
• Manter um espaço adequado ao funcionamento dessa proposta;
• Ter uma equipe formada por profissionais habilitados para o desenvolvimento dos programas de Educação Condutiva;
• Oferecer cursos de divulgação sobre os princípios teóricos e metodológicos da Educação Condutiva;
• Cuidar da capacitação e da formação continuada de seus profissionais;
• Oferecer orientação e acompanhamento aos pais ou familiares das pessoas atendidas.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, foi fundado no dia 12 de março de 2006, organizado por um grupo de profissionais e pais de crianças e adolescentes com sequelas de lesão cerebral. Este grupo buscava formas diferenciadas de atender e trabalhar com seus filhos que respondessem às suas necessidades de aprendizagem, desenvolvimento e consequente qualidade de vida.

Este grupo, ao tomar conhecimento sobre a Educação Condutiva, uma proposta de trabalho especial nessa área, desenvolvida na Hungria em meados do século passado, criou a entidade e passou a pesquisar e acompanhar os resultados desta metodologia naquele país e também no México e na Inglaterra.

Percebendo a potencialidade da prática e as reais possibilidades de mudanças na trajetória de vida e no desenvolvimento das pessoas com deficiência motora, o grupo mobilizou-se a buscar parcerias para a organização de cursos, para divulgar e finalmente implantar a proposta. Dessa iniciativa resultou a realização, em março de 2006, do 1º Curso de Educação Condutiva em Santa Catarina, Coordenado por Gracia Maria Nascimento Corrêa e ministrado pelo condutor Irving Ávila Ortiz, condutor mexicano, que atendeu seis crianças e adolescentes, com a participação de vinte profissionais brasileiros, vindo de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este curso foi realizado em parceria com a APAE - Itajaí e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, da Fundação Catarinense de Educação Especial e do Instituto Guga Küerten, num expressivo movimento de integração dos poderes públicos com entidades da sociedade civil.

Continuando com a parceria da APAE – Itajaí e com o apoio do poder público municipal e estadual, as atividades com os alunos foram iniciadas no ano de 2007, atendendo um grupo de 07 adolescentes, sob a supervisão da condutora Raquel Labastida, contratada no México. Este trabalho inicial, se configurou, também, em uma pesquisa em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial e o Instituto Guga Kuerten e cujos resultados foram publicados e estão à disposição na secretaria da Entidade.

Após um período de inatividade em 2008, devido à impossibilidade de obter visto de trabalho para o condutor que teria que ser contratado no exterior, as atividades foram reiniciadas em fevereiro de 2009, oferecendo atendimento para 7 (sete) adolescentes, com o contrato do condutor Irving Ortiz Ávila, mexicano, graduado em Educação Condutiva pelo Instituto Petö, de Budapeste na Hungria. Em 2010, a entidade passou a manter o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz e ampliou o atendimento para 14 crianças e adolescentes, tendo um grupo de bebês, um grupo de crianças com idade entre 3 e 8 anos e outro de adolescentes e jovens. Com o reconhecimento gradativo da instituição, foi possível aumentar o número de profissionais, bem como, o de atendimentos. O condutor mexicano, Irving Ortiz, ficou responsável pelos programas da Educação Condutiva na instituição até 2015. Em 2016 dando continuidade à sua missão de desenvolver a Educação Condutiva, o Centro contratou a condutora húngara Andrea Rita Simon e em 2017 a condutora é Terézia Bökényi, húngara, com muitos anos de experiência no Instituto Petö, em Budapeste na Hungria. Atualmente a entidade pode oferecer atendimento a 35 alunos, desde programas para mães e bebês até jovens. Para o oferecimento dos atendimentos, conta com um convênio de cooperação técnica através da Fundação Catarinense de Educação Especial e parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí através da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude.

O Centro de Desenvolvimento de Educação Condutiva organiza-se pela gestão de uma diretoria de pais, que conta com a participação e ajuda de todas as famílias dos alunos e demais colaboradores, para a manutenção da sede e das atividades, através da promoção de eventos solidários.

Na história de cada um que passa por esta instituição fica a marca da Educação Condutiva, que mais do que uma metodologia, é um estilo de vida dos que acreditam no potencial de cada um e trabalham para a conquista da autonomia e inclusão social das pessoas com sequelas de lesão cerebral.